Facebook

terça-feira, 22 de março de 2011

TER UM CÃO NAO É TÃO SIMPLES COMO PARECE …


Dog_ball
A ternura no olhar de um filhote, o toque quentinho do pelo de um adulto, a moda, os esportes, o cinema, a recomendação de um psicólogo amigo ou um vizinho são algumas das múltiplas razões para se adquirir um cão. Mas como em quase todas as coisas boas da vida, o verdadeiro AMOR deve ser a razão mais importante. 

Milhares de animais são “entregues para adoção” pelas mais variadas desculpas, depois de passar um tempo com os donos, quando não são abandonados à própria sorte. Por isso, antes de trazer uma nova vida para o seu lar, é preciso ter plena consciência do que isso significa, de suas expectativas, dos problemas que terá, sobretudo, ter em mente que esta é uma escolha para toda a vida. 

É importante cumprir três grandes pontos:
  • Informação: sobre as características da raça, as necessidades de espaço, os cuidados, o tempo de dedicação, etc.
  • Consciência plena: da responsabilidade econômica e das mudanças em sua vida.  O que fazer nas férias? Terei tempo para levá-lo para passear, faça chuva ou sol? Terei de fazer reformas na casa? Estou preparado para conviver com um ser totalmente dependente de mim?
  • Respeito: Aceite-o como ele é, cuide dele em todas as etapas de sua vida, incluindo a velhice e a doença,  respeite seu espaço, seus pertences, sua personalidade.

Se depois de tudo isso você continuar com a firme convicção de que precisa ter um cachorro, deverá se preparar para esta maravilhosa oportunidade respondendo a outras perguntas para que sua experiência seja mais prazerosa possível. 

Você tem experiência com animais? Se sua resposta é NÃO, algumas raças não são recomendáveis, como as que exigem cuidados com o pelo, com temperamento difícil ou muita força física. É aconselhável escolher uma raça que exija menos cuidados. 

Você mora na cidade ou no campo? Em um apartamento pequeno ou uma casa grande com jardim? Está perto de um parque onde é permitido passear com animais? Algumas raças precisam de muito tempo em seus passeios e outras se adaptam facilmente a espaços pequenos.

Você tem outros animais em casa? Certa raças não convivem muito bem em grupos, são territoriais e dominantes.

Como é seu estilo de vida? Se você é uma pessoa sedentária e não gosta muito de passeios ao ar livre, a convivência será um pouco complicada com cães que precisem de passeios longos ou exercício intenso, apesar de poderem chegar a uma boa adaptação.

Que características você está procurando? O tipo e o tamanho do pelo, um cão de tamanho grande, médio ou pequeno, macho ou fêmea, etc. 

Todas estas perguntas devem ser respondidas e analisadas antes da aquisição, pois têm prós e contras importantes para a convivência. Estas questões podem ser resolvidas por um veterinário e analisadas por toda a toda a família antes de se tomar a decisão de compartilhar sua vida com um animal. Nunca aja por impulso nem ceda à pressão de dar um presente ou de realizar um desejo antes de ter analisado o que realmente significa ter um cachorro.

Por isso devemos pensar muito bem antes de tomarmos a decisão de termos qualquer tipo de animal, eles sentem dor, frio, fome e tem necessidades especiais...
Abandonar e cometer abusos contra animais é crime previsto em lei: "Artigo 32 da lei federal n° 9.605/98".


Nenhum comentário:

Postar um comentário